Portugal e Gana se enfrentaram nesta quinta-feira (24/11) na estreia pelo grupo H, no Mundial do Catar. Com um primeiro tempo dominado por Portugal e sem movimentação do placar, contrastando com a etapa final, quando o placar é aberto aos 17 minutos por Portugal e Gana empatou.
Os europeus, porém, fizeram mais dois gols um atrás do outro, e Gana marcou seu segundo gol, definindo a partida com o placar de 3 a 2 para os europeus.
Durante o primeiro tempo, as redes de Gana até foram balançadas em chute de Cristiano Ronaldo, mas o lance foi invalidado por falta de CR7.
Os europeus conseguiram manter 65% da posse de bola na etapa inicial e finalizaram sete vezes, mesmo assim, o gol não saiu. Gana, por seu lado, não conseguiu desenvolver passes e ficou sem finalizar na etapa inicial. A disciplina também foi pouca: registro de 18 faltas nessa etapa.
Portugal manteve a pressão e Cristiano Ronaldo, aos 17 minutos, sofreu falta e os lusos foram favorecidos por pênalti. Cobrado por CR7, o placar é movimentado: Portugal 1 x 0 Gana.
Os africanos não deixaram por menos e correram para marcar e aos 27 minutos, André Ayew, recebeu bola de Kudus e empatou: Portugal 1 x 1 Gana.
Aos 33 minutos, João Félix, camisa 11, fez o segundo dos europeus e um minuto depois, Rafael Leão marcou o terceiro gol. Portugal 3 x 1 Gana. A seleção de Gana correu atrás e Osman Bukari marcou o segundo de Gana. O placar final foi Portugal 3 x 2 Gana.