A Fifa (Federação Internacional de Futebol) deu início à jornada itinerante da taça da Copa do Mundo que saiu de Zurique (SUI), na sede da entidade e voou ate Seul, na Coreia do Sul, nesta quarta-feira (24).
Trata-se de um projeto da entidade máxima do futebol que prevê a passagem do troféu mais desejado do mundo da bola, por todas as 32 seleções classificadas para o torneio previsto para 20 de novembro, no Catar.
O ex-volante brasileiro e pentacampeão do mundo, Gilberto Silva, deu início a viagem da peça dourada, na Suíça, antes de percorrer todo o planeta na representação das 32 nações classificadas.
A jornada do troféu, que pela primeira vez vai oferecer aos países classificados a chance de ser visto de perto, vai terminar em Doha (CAT), poucos dias antes do pontapé do torneio que começa com Catar x Equador.
De acordo com informações encaminhadas pela FIFA, o troféu vai parar em 51 países e territórios a fim de visitar cada uma das 211 federações da FIFA até o ano de 2030.
“A primeira fase do Tour do Troféu da Copa do Mundo da FIFA pela Coca-Cola foi um sucesso fantástico, envolvendo o público em geral através da magia do maior festival de futebol da Terra”.
“Ao visitar, pela primeira vez, todas as nações que se classificaram para a Copa do Mundo, o impulso do ‘Trophy Tour’ continuará aumentando, dando aos fãs de todas as idades um gostinho da emoção que está por vir – e esperamos que eles junte-se a nós no Qatar no final deste ano para a celebração final do belo jogo.”, disse o diretor de operações da FIFA, Colin Smith
A FIFA ainda propõe uma campanha paralela denominada “Spotlight: Your Dreams” que prevê apresentação de “artistas emergentes o futebol” que farão aparições nos locais de recepção do troféu, em amostragens de próprias obras de arte temáticos da copa.
A entidade também está preparada para dar aos fãs de todo o mundo o palco para compartilhar seus sonhos da Copa do Mundo da FIFA na forma de arte de fãs, via mídia social, em um concurso que terminará no final da turnê.