Dos 23 atletas convocados para partidas contra Colômbia e Argentina, goleiro do Grêmio é o único estreante
O técnico Tite anunciou, nesta sexta-feira (29), a lista com os 23 jogadores escolhidos para defender a Seleção Brasileira nos jogos contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar 2022. Desta vez, o comandante priorizou atletas que jogam no exterior. A única exceção é o goleiro Gabriel Chapecó, 21, do Grêmio.
Líder isolada das Eliminatórias, a Seleção Brasileira terá mais dois compromissos pela competição no início de novembro. No dia 11, o Brasil enfrenta a Colômbia na Neo Química Arena, às 20h30 (horário de Manaus). Em seguida, no dia 16, é a vez da equipe canarinho viajar até San Juan, na Argentina, para medir forças com os donos da casa. A partida está marcada para as 19h30 (de Manaus).
Com dez vitórias e um empate em 11 jogos, a Seleção Brasileira vive a expectativa de confirmar matematicamente sua vaga na próxima Copa do Mundo do próximo ano. O Brasil é, até hoje, a única equipe que disputou todas as edições do Mundial.
A principal novidade na lista ficou por conta mesmo do goleiro Gabriel Chapecó. O jovem recebeu de Tite sua primeira oportunidade de defender a Seleção Brasileira e será o único representante do futebol brasileiro na Data Fifa de novembro.
“Nós conversamos com o Grêmio. Nós não queremos prejudicar os atletas e trouxemos um jogador que não está titular agora, mas que tem 23 jogos como titular. Mas que tem, nas categorias de base e na Seleção Olímpica, todo um histórico que o credencia a estar”, disse Tite sobre a convocação do goleiro Chapecó.
Tite também comentou o retorno de Coutinho à Seleção Brasileira: o meia voltou a jogar nesta temporada no Barcelona, após se recuperar de grave lesão no joelho esquerdo.
“Nós procuramos ter uma série de atletas. Fica prejudicada a convocação dos ‘atletas brasileiros’. Qual a posição do Couto? Ele é um meia articulador. Everton Ribeiro, infelizmente não foi possível. Seria o jogador? Seria o jogador do Flamengo convocado. E aí nós temos outras opções. Um grande jogador retomando seu padrão, e é uma oportunidade de ele estar retomando naquela função”, explicou o treinador.
GOLEIROS
Alisson – Liverpool (ING)
Ederson – Manchester City (ING)
Gabriel Chapecó – Grêmio
LATERAIS
Danilo – Juventus (ITA)
Emerson Royal – Tottenham (ING)
Alex Sandro – Juventus (ITA)
Renan Lodi – Atlético de Madrid (ESP)
ZAGUEIROS
Éder Militão – Real Madrid (ESP)
Lucas Veríssimo – Benfica (POR)
Marquinhos – Paris Saint-Germain (FRA)
Thiago Silva – Chelsea (ING)
MEIAS
Casemiro – Real Madrid (ESP)
Fabinho – Liverpool (ING)
Fred – Manchester United (ING)
Gerson – Olympique de Marseille (FRA)
Lucas Paquetá – Lyon (FRA)
Philippe Coutinho – Barcelona (ESP)
ATACANTES
Antony – Ajax (HOL)
Firmino – Liverpool (ING)
Gabriel Jesus – Manchester City (ING)
Matheus Cunha – Atlético de Madrid (ESP)
Neymar Jr. – Paris Saint-Germain (FRA)
Raphinha – Leeds United (ING)
Com informações da Agência Brasil e assessoria da CBF