Ao longo da discussão do Megaprojeto de Lei apresentado pelo presidente Javier Milei no Senado, nesta quarta-feira (12), os manifestantes e a polícia da Argentina tiveram confrontos violentos.
Manifestantes jogaram garrafas e pedras contra os policiais e incendiaram carros e lixeiras. De acordo com a Todo Notícias, pelo menos 18 pessoas foram presas e 4 policiais ficaram feridos.
A polícia tentou dispersar os manifestantes usando um caminhão com canhão d’água, motos e balas de borracha.
Confira os vídeos:
O megaprojeto de lei é não apenas um grande desafio para o governo de Javier Milei, mas também uma aposta do novo presidente.
Longo debate
O projeto foi objeto de mais de onze horas de discussão no Senado. A aprovação inicial foi por maioria simples, com um score de 37 a 35. Mas uma senadora disse que havia marcado a opção errada, então a votação teve que ser refeita.
Na segunda rodada, o jogo terminou empatado por 36 a 36. A vice-presidente Victoria Villarruel aprovou o texto com seu voto de minerva, conforme exigido pela lei argentina.
O principal bloco de esquerda de oposição dos peronistas votou contra a chamada “Lei Bases” e um pacote fiscal separado. O principal projeto inclui planos para privatizar empresas públicas, conceder poderes especiais ao presidente e estimular investimentos.