26.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioMundoAsteróide chega 'perto' da Terra em evento raro e perigoso

Compartilhar

Asteróide chega ‘perto’ da Terra em evento raro e perigoso

O asteroide 2014 TN17 passou perto da Terra nesta quarta-feira (26), por volta das 8h30 (horário de Brasília), a uma distância de 5,1 milhões de quilômetros — aproximadamente 13 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua. Com um diâmetro de cerca de 165 metros, o asteroide foi classificado pela NASA como “potencialmente perigoso” devido à sua trajetória.

De acordo com a agência espacial, esta foi a maior aproximação do asteroide em 300 anos, com base em simulações realizadas a partir de dados de sobrevoos passados, que vão de 1906 a 2200. Apesar da proximidade, a NASA informou que o asteroide não representava risco imediato à segurança da Terra.

Se o 2014 TN17 atingisse o planeta, seu impacto teria a capacidade de destruir uma cidade inteira, sendo de tamanho semelhante à Pirâmide de Gizé, no Egito, ou ao Edifício Itália, de 46 andares, em São Paulo.

Embora não tenha sido visível para telescópios amadores, o asteroide será monitorado cientificamente. A NASA utilizará o radar Goldstone Solar System Radar (GSSR) para estudar o objeto e aprimorar a previsão e prevenção de possíveis ameaças futuras.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...