Um míssil russo atingiu um prédio residencial no centro de Poltava, neste sábado (1º), causando a morte de três pessoas e deixando 10 feridos, incluindo uma criança.
Imagens e vídeos compartilhados pelas autoridades regionais e pelos serviços de emergência no Telegram mostram o edifício com andares superiores destruídos e grandes colunas de fumaça subindo para o céu. Equipes de resgate e o corpo de bombeiros estavam no local, realizando buscas nos escombros.
À medida que a guerra contra a Rússia se aproxima de três anos, Moscou intensificou seus ataques aéreos à Ucrânia, com ataques quase diários usando dezenas de drones. No sábado, os bombardeios mataram ao menos quatro civis e danificaram edifícios residenciais e infraestruturas em várias regiões do país.
Em Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, um ataque com drones resultou na morte de uma pessoa e deixou quatro feridas, segundo o prefeito local. Também houve danos em edifícios na cidade de Zaporizhzhia, no sudeste do país.
Embora a defesa aérea ucraniana tenha repelido os ataques em Kiev, as autoridades não reportaram grandes danos ou vítimas na capital.
Esses ataques ocorreram logo após um ataque com mísseis russos contra o porto de Odesa, no sul do Mar Negro, na noite anterior, que causou danos no centro histórico da cidade.