Após membros da Last Generation, um grupo de ativistas climáticos, colaram as próprias mãos em uma pista nesta quarta-feira (24), o aeroporto alemão de Colônia-Bonn interrompeu temporariamente todos os voos. Eles declararam que isso era “apenas o começo” de ações semelhantes planejadas em todo o mundo nas próximas semanas.
Além disso, nesta quarta-feira, um post no X foi divulgado pela polícia britânica informando que nove membros do grupo de campanha climática Just Stop Oil foram presos por conspirar para perturbar o aeroporto mais movimentado do mundo, Heathrow.
O grupo alemão afirmou que os ativistas climáticos perseguiriam vários aeroportos britânicos, mas não ficou claro se as duas ações foram coordenadas.
O sexto maior aeroporto da Alemanha, Colônia-Bonn, próximo da antiga capital da Alemanha Ocidental, informou que reiniciou suas operações durante a manhã.
No X, a geração anterior informou que havia impedido o tráfego aéreo no aeroporto e compartilhou fotos de vários ativistas com as mãos coladas na pista.
Uma conferência de imprensa, Ronja Kuenkler, uma ativista da Last Generation, disse: “Isso foi apenas o começo hoje”. Ela quer que o governo alemão busque um acordo global para abandonar o petróleo, o gás e o carvão até 2030. Isso será repetido na Alemanha, na Europa e em todo o mundo nas próximas semanas.
Quando questionada sobre a possibilidade de as Olimpíadas de Paris, que começam na sexta-feira (26), serem um alvo, ela se recusou a fazer uma declaração.
O grupo havia planejado protestos em aeroportos na Europa e na América do Norte para quarta-feira; no entanto, não houve grandes perturbações e algumas tentativas foram frustradas.
Três ativistas na Noruega foram presos na manhã de quarta-feira depois de abrirem um buraco em uma cerca e chegarem brevemente à pista do aeroporto de Oslo, informou a polícia local.
Um vídeo postado pela Just Stop Oil no X mostra policiais britânicos prendendo várias pessoas em uma estrada perimetral perto de uma pista cercada, onde aviões podem ver taxiando.