O grupo ambientalista Just Stop Oil segue em sua saga de tentar chamar a atenção para questões climáticas através de protestos controversos com obras de arte. Dessa vez, duas ativistas atiraram potes de sopa de tomate no icônico quadro Girassóis, de Vincent Van Gogh, exibido na National Gallery, em Londres.
Segundo o jornal The Guardian, duas jovens se dirigiram à pintura, por volta das 11h da manhã no horário local, e atiraram o líquido contra o vidro de proteção. Logo após o ato, revelaram camisetas com os dizeres “Just Stop Oil”, e colaram as mãos na parede ao redor do quadro.
“O que vale mais, arte ou vida?”, disse Phoebe Plummer, uma das ativistas. Ela estava acompanhada por Anna Holland, de 20 anos. “Vale mais do que comida? Mais do que justiça? Você está mais preocupado com a proteção de uma pintura ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas?”, reproduziu a publicação.
Segundo a agência Reuters, as duas mulheres foram detidas rapidamente por crime de danos contra patrimônio.
A equipe da National Gallery limpou a sala e é improvável que o quadro tenha sido danificado permanentemente, já que a tela é protegida por vidro — um fator que a Just Stop Oil disse ter levado em consideração.
*Com informações da Veja