A SpaceX realizará, nesta segunda-feira (11), o lançamento do avião espacial X-37B, da Nasa, marcando sua primeira entrada em órbita por meio do foguete Falcon Heavy. O evento acontecerá no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, com transmissão no X (antigo Twitter) neste link. O foguete potente tem seu lançamento programado para as 22h14 (horário de Brasília). A missão, conduzida pela Força Espacial dos Estados Unidos, visa expandir o conhecimento do ambiente espacial e testar futuras tecnologias para o reconhecimento do domínio espacial.
Os detalhes específicos da missão, incluindo seus objetivos, atividades e órbita na Terra, permanecem estratégicos e não foram divulgados. A sétima missão do X-37B destaca-se por experimentar novas tecnologias de reconhecimento do domínio espacial e avaliar os efeitos da radiação em materiais fornecidos pela Nasa. O Falcon Heavy, mais potente que o Falcon 9, foi escolhido para este lançamento, substituindo o foguete anterior usado nas missões anteriores do X-37B.
Paralelamente, a SpaceX enfrenta desafios com seu foguete Starship, destinado a futuras missões à Lua e Marte. O voo inicial teve sucesso ao alcançar o espaço, mas aproximadamente 10 minutos após o lançamento, os dados do segundo estágio da nave foram perdidos. A equipe da SpaceX acredita que o módulo se perdeu no espaço. O Starship, com quase 120 metros de altura, é parte dos planos para futuras explorações espaciais, incluindo viagens tripuladas à Lua e, eventualmente, Marte.
Fonte: CNN Brasil