O governo de Joe Biden divulgou que os Estados Unidos fornecerão mais US$ 425 milhões em ajuda militar para a Ucrânia, que está envolvida em um conflito com a Rússia que já dura mais de dois anos. A Casa Branca anunciou nesta quarta-feira (16/10) a decisão.
A liberação do novo pacote militar para os ucranianos aconteceu após uma conversa entre Joe Biden e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Segundo a Casa Branca, a nova ajuda enviada pelos EUA inclui “capacidade adicional de defesa aérea, munições ar-solo, veículos blindados e munições críticas”. A administração Biden ainda prometeu enviar, nos próximos meses, sistemas táticos de defesa aérea e de artilharia.
A divulgação do novo pacote militar ocorre após o presidente dos Estados Unidos ter anunciado, no mês passado, a liberação de US$ 7,9 bilhões em assistência militar para a Ucrânia até o término de seu mandato.
No total, o governo americano já transferiu mais de 84 bilhões de dólares em auxílio financeiro para a Ucrânia. Desse montante, 56,8 bilhões de dólares foram destinados à assistência militar. As informações provêm do Instituto Kiel.