Em declarações feitas na segunda-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a ameaça feita pelo presidente russo, Vladimir Putin, de usar armas nucleares táticas é uma ameaça “real”. Essa afirmação vem após a denúncia de Biden sobre o uso dessas armas pela Rússia em Belarus. No sábado passado, Biden classificou como “absolutamente irresponsável” o anúncio de Putin de que a Rússia havia implantado suas primeiras armas nucleares táticas em Belarus.
Durante um encontro com doadores na Califórnia, Biden comparou a reação das pessoas ao seu alerta sobre a seca do rio Colorado, há dois anos, com a sua preocupação atual em relação ao uso de armas nucleares táticas por parte de Putin. Segundo o presidente dos EUA, suas preocupações são reais. Na semana passada, o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, informou que seu país começou a receber armas nucleares táticas russas, que seriam três vezes mais poderosas do que as bombas atômicas lançadas pelos EUA em Hiroshima e Nagasaki em 1945.
Essa implantação de armas nucleares táticas é a primeira ação da Rússia fora do seu território desde o colapso da União Soviética. Os Estados Unidos afirmaram que não têm intenção de alterar sua posição em relação às armas nucleares estratégicas em resposta a esse desdobramento e não veem indícios de que a Rússia esteja se preparando para usar armas nucleares. A situação intensifica as tensões entre os dois países e aumenta a preocupação com a possibilidade de escalada militar.
Fonte: CNN Brasil