Copenhague, na Dinamarca, que tem uma das bolsas de valores mais antigas do mundo, foi atingida por um grande incêndio nesta terça-feira (16). A polícia disse que ainda não há relatos de feridos.
O prédio é um dos edifícios mais antigos da capital dinamarquesa. É conhecido por sua arquitetura clássica e pelas inúmeras pinturas e artefatos em seu interior. Imagens nas redes sociais mostram pessoas removendo itens e obras de arte com pressa para salvá-los. O Museu Nacional da Dinamarca enviou 25 funcionários para ajudar na evacuação.
O ministro da Defesa do país, Troels Lund Poulsen, descreveu a situação como “nosso próprio momento Notre Dame”, em referência ao incêndio na Catedral em 2019. Já o ministro da Cultura, , Jakob Engel-Schmidt, afirmou que são “400 anos de herança cultural dinamarquesa em chamas”.
Ainda não se sabe o que causou o fogo. Apesar de ser um prédio clássico da Bolsa de Valores, o local já não é mais a sede do mercado financeiro do país. Atualmente, é o principal prédio da Câmara de Comércio da Dinamarca.
O local foi inaugurado entre 1625, a mando do rei Christian IV. Ao longo de quase 200 anos serviu como sede da Bolsa da Dinamarca. Mas, a partir de 1857, o edifício passou a ser da Câmara de Comércio do país.