28.3 C
Manaus
domingo, julho 14, 2024
Publicidade
InicioMundoCandidato de extrema-direita é agredido durante campanha na França

Compartilhar

Candidato de extrema-direita é agredido durante campanha na França

Agressores vestidos de preto espancaram um candidato de extrema direita durante a campanha que antecede a eleição parlamentar na França, segundo a polícia. A violência contra políticos continua na Alemanha e em outros lugares da Europa.

Na cidade industrial de Saint-Etiénne, perto de Lyon, na região central da França, o candidato do partido Reunião Nacional (RN) de Marine Le Pen, Hervé Breuil, foi agredido enquanto fazia campanha.

Os porta-vozes da polícia e das autoridades locais informaram que seus agressores usavam roupas pretas e máscaras. De acordo com eles, ele foi internado no hospital após o ataque, mas deve receber alta rapidamente.

Na França, os ataques a políticos, principalmente prefeitos e vereadores, têm aumentado.

Os primeiros nove meses de 2023 registraram 2.387 ataques físicos e verbais, em comparação com 2.265 em todo o ano de 2022. Isso representa um aumento de um terço nos incidentes em relação a 2021, de acordo com os dados mais recentes do Ministério do Interior.

Le Pen atribuiu o ataque a Breuil aos que ela descreveu como “extremistas de extrema esquerda”.

“Uma campanha eleitoral em uma democracia não pode permitir que tais atos de extrema violência sejam realizados por uma extrema esquerda que está preparada para fazer qualquer coisa para semear o caos”, disse Le Pen no X.

A polícia começou a investigar. A polarização e a retórica populista têm endurecido as condições políticas na França e na Alemanha.

Depois que seu partido foi derrotado pelo RN nas eleições para o Parlamento Europeu, o presidente francês, Emmanuel Macron, convocou eleições antecipadas.

O RN, à frente da coalizão chamada Nova Frente Popular, lidera as pesquisas antes da votação. 30 de junho e 7 de julho serão os dias em que as eleições serão realizadas em dois turnos.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...