Dois carros elétricos fizeram voos de teste na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Os são chamados de veículos to tipo eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical), conhecidos como “carros voadores”. A Joby Aviation conduziu um experimento no domingo (12), seguida pela Volocopter na segunda-feira (13). Essas aeronaves elétricas, que não requerem querosene de aviação, prometem reduzir emissões poluentes e proporcionar voos mais silenciosos.
A Joby Aviation planeja iniciar as primeiras viagens comerciais em 2025 e já obteve aprovação para voos de teste nos EUA, colaborando com a Delta Airlines para lançar um serviço de táxi aéreo em Nova York.
Em comunicado, a Volocopter aguarda certificação para voos comerciais de seu eVTOL, o VoloCity, nos EUA e na Europa. Os voos de teste partiram de um heliporto no centro de Manhattan, acompanhados pelo prefeito de Nova York, Eric Adams. A Joby Aviation visualiza trajetos rápidos, como de Manhattan ao Aeroporto JFK em apenas 7 minutos, destacando a eficiência desses veículos na redução do tempo de deslocamento. Outras empresas, como a Eve, subsidiária da Embraer, também estão desenvolvendo “carros voadores” com planos de realizar voos comerciais em 2026 e atender a 12 milhões de passageiros até 2035 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Fonte: G1