Maior parceiro comercial do Brasil, o governo da China divulgou uma nota em redes sociais para elogiar a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) novo presidente eleito do Brasil.
O presidente chinês, Xi Jinping, parabenizou nesta segunda-feira Luiz Inácio Lula da Silva por sua vitória na eleição presidencial do Brasil, segundo a emissora estatal CCTV.
“Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil”, disse Xi.
“Estou disposto a trabalhar com o presidente eleito Lula, de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, para planejar e promover conjuntamente a um novo patamar a parceria estratégica abrangente entre a China e o Brasil, em benefício dos dois países e seus povos.”
Durante os anos de Jair Bolsonaro (PL) no poder, houve diversos momentos de mal-estar na relação entre os países, devido às inclinações ideológicas do bolsonarismo.
Já Lula foi proponente do Brics, grupo que inclui Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul. “Tomamos conhecimento dos resultados das eleições, divulgados pelo TSE.
Expressamos as nossas mais calorosas congratulações ao sr. presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ao sr. vice-presidente eleito Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho”, disse a embaixada.