30.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioMundoChina não deve “minar” sanções contra a Rússia, diz chefe da Comissão...

Compartilhar

China não deve “minar” sanções contra a Rússia, diz chefe da Comissão Europeia

A China tem uma “responsabilidade especial” de manter a paz internacional e não “minar” as sanções contra a Rússia, disse a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na quarta-feira (6).

Dirigindo-se ao Parlamento Europeu em Bruxelas, von der Leyen disse que a União Europeia espera que “o resto do mundo tome uma posição clara contra a guerra de escolha de Putin.”

Ela acrescentou que o bloco enviou uma mensagem à China pedindo que as sanções impostas à Rússia pela UE sejam respeitadas ou, pelo menos, não sejam contornadas e minadas.

“Como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, a China tem uma responsabilidade especial de manter a paz e a segurança internacionais”, disse von der Leyen aos legisladores da UE.

Ela alertou que a “guerra que a Rússia desencadeou não se limita à Europa” e definirá como as violações do direito internacional serão tratadas no futuro. “A China precisa ter uma posição clara sobre isso”, acrescentou.

Algum contexto: Von der Leyen disse na quarta-feira que a UE colocaria mais sanções à Rússia, provavelmente sobre gás e petróleo.

O anúncio veio um dia depois que a UE revelou seus planos de impor uma quinta onda de sanções à Rússia, incluindo uma proibição de importação de carvão russo.

Informações CNN Brasil

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...