Um homem perdeu 200 yuans (aproximadamente R$ 159 mil) após ser vítima de um golpe em Xangai, na China. Ele foi enganado por criminosos que criaram uma namorada fictícia utilizando inteligência artificial. O caso foi reportado pela mídia estatal chinesa nesta quarta-feira (26/2).
De acordo com a imprensa oficial, os golpistas utilizaram um programa de IA generativa para criar imagens e vídeos realistas de uma jovem imaginária e estabeleceram uma relação com o homem, que acreditava ser o namorado dela. Convencido, ele transferiu valores para a conta da suposta mulher.
Os criminosos manipularam vídeos e fotos falsos para persuadir a vítima de que ela necessitava de dinheiro para abrir um negócio e ajudar um familiar com despesas médicas. Para dar mais credibilidade ao golpe, os golpistas criaram registros médicos e até uma carteira de identidade falsa.
A operação foi conduzida por uma “equipe de fraudadores que enviou vídeos e imagens geradas por IA ou combinadas de diferentes fontes”, segundo a CCTV, com base em uma investigação policial.
No início deste mês, a Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, alertou os usuários sobre os riscos dos relacionamentos online, destacando o aumento de golpes que utilizam IA generativa.