A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou uma reunião de emergência para tratar de um vírus que está atacando a Guiné Equatorial, na África. A agência especializada em saúde está em alerta após a morte de nove pessoas, que obrigou o país a declarar estado de alerta sanitário.
Conhecido como Marbug, o vírus tem esse nome em referência a uma cidade da Alemanha, onde foi documentado pela primeira vez em 1967, pertence a mesma ‘família’ do ebola.
O vírus tem sua taxa de mortalidade em seus infectados, em média 50%, mas pode aumentar a 88% dependendo da variante.
Autoridades da Guiné Equatorial dizem ter detectado uma situação “atípica” nos distritos de Nsok Nsomo.
A confirmação do vírus se deu por meio de amostras enviadas para análise no Senegal.
Sintomas
Os primeiros sintomas da doença do vírus de Marburg são dores musculares, dor de cabeça e conjuntivite, seguidos por dor de garganta, vômitos, diarreia, erupções cutâneas e sangramento.
Isso torna difícil distinguir a doença de outras condições, como malária, febre tifoide, cólera ou outras febres hemorrágicas virais.
A doença tem um período de incubação de 2 a 21 dias, segundo a OMS, e depois se manifesta repentinamente, com febre forte, dores de cabeça intensas e grande mal-estar.
Até ao momento, as autoridades da Guiné Equatorial já relataram nove mortos e 16 casos suspeitos, dos quais 14 são assintomáticos e dois têm sintomas leves.
Além disso, 21 pessoas estão em isolamento e sob vigilância por terem contato com os mortos, e outras 4.325 estão em quarentena em suas casas.