O presidente da COP28 de 2023, Sultão Al-Jaber, deu início à cúpula antes de passar o cargo para Mukhtar Babayev, do Azerbaijão. Ele afirmou aos delegados que esta cúpula representará “um verdadeiro momento para o Acordo de Paris”.
Autoridades reunidas em Baku aspiram solucionar o ponto central da pauta da cúpula da COP29 – um acordo para até US$ 1 trilhão em financiamento climático anual para nações em desenvolvimento, em vez de uma meta de US$ 100 bilhões.
“Vamos dispensar a ideia de que o financiamento climático é caridade”, disse o chefe do clima da ONU, Simon Stiell, no estádio de Baku.
“Uma nova meta ambiciosa de financiamento climático é inteiramente do interesse próprio de cada nação, incluindo as maiores e mais ricas.”
No entanto, o objetivo de financiamento está disputando a atenção com questões econômicas, conflitos na Ucrânia e em Gaza, além da eleição de Donald Trump, um cético em relação às alterações climáticas, para um segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, a economia mais poderosa do mundo.
Fonte: CNN