25.3 C
Manaus
terça-feira, junho 18, 2024
Publicidade
InicioMundoCoreia do Norte envia dezenas de balões com lixo e fezes para...

Compartilhar

Coreia do Norte envia dezenas de balões com lixo e fezes para o Sul

Segundo militares sul-coreanos divulgaram nesta quarta-feira (29), a Coreia do Norte enviou cerca de 150 balões para a Coreia do Sul transportando lixo e fezes. Um alerta foi enviado aos residentes de regiões de fronteira.

Na noite de terça-feira (28), os balões foram vistos sobrevoando o território sul-coreano. O governo da Coreia do Sul afirma que alguns balões atingiram uma província no sudoeste do país.

Fotos divulgadas pela mídia da Coreia do Sul mostram balões brancos presos a sacos de lixo plástico. As forças armadas disseram que encontraram resíduos como garrafas de plástico, baterias, peças de roupas e fezes.

As autoridades acreditam que o envio dos balões para a Coreia do Sul é uma resposta a ações semelhantes promovidas por ativistas sul-coreanos e desertores da Coreia do Norte.

Os críticos do governo de Kim Jong-un enviaram panfletos e cartões de memória para a Coreia do Norte nos últimos anos.

A Coreia do Sul disse aos ativistas que não deveriam fazer isso, dizendo que não ajudaria a paz. Em 2021, uma lei que proibia o lançamento de balões foi aprovada, mas foi rejeitada pela Suprema Corte por causa da liberdade de expressão.

Segundo a agência sul-coreana Yonhap, a Coreia do Norte havia prometido uma “ação olho no olho” contra “coisas sujas” enviadas da Coreia do Sul.

Diante da suposta resposta norte-coreana, as autoridades da Coreia do Sul pediram aos moradores que não se aproximem dos balões enviados pelo Norte. Em vez disso, a população deve acionar a polícia.

“Estes atos da Coreia do Norte violam claramente o direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do nosso povo”, afirmaram os militares da Coreia do Sul em um comunicado.

O Sul ainda classificou a atitude do Norte como “desumana” e “vulgar”.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...