Quatro crianças indígenas que estavam perdidas na floresta amazônica da Colômbia foram encontradas vivas nesta sexta-feira (9), após 40 dias desde o acidente aéreo ocorrido em 1º de maio. O presidente colombiano, Gustavo Petro, anunciou a notícia, expressando a alegria de todo o país. As crianças, com idades de 13, 9, 4 e 1 ano, foram localizadas graças à operação de busca que contou com a participação de militares e indígenas.
O acidente envolveu um avião Cessna 206 que transportava sete pessoas na rota entre Araracuara, na província de Amazonas, e San José del Guaviare, na província de Guaviare. Na madrugada de 1º de maio, a aeronave emitiu um alerta de socorro devido a uma falha no motor. Três adultos, incluindo o piloto, não sobreviveram à queda e foram encontrados sem vida dentro do avião.
Durante as operações de resgate, equipes apoiadas por cães de busca descobriram frutas descartadas que as crianças haviam utilizado como alimento para sobreviver, além de abrigos improvisados feitos com materiais encontrados na selva. Aviões e helicópteros do Exército e da Força Aérea da Colômbia foram empregados nas ações de busca, que culminaram com o feliz encontro das crianças vivas após mais de um mês perdidas na floresta.
Fonte: D24am