27.3 C
Manaus
quinta-feira, maio 30, 2024
Publicidade
InicioMundoEntra em vigor acordo de cessar-fogo temporário entre Hamas e Israel

Compartilhar

Entra em vigor acordo de cessar-fogo temporário entre Hamas e Israel

Começou hoje (24) a trégua de quatro dias entre o Hamas e as Forças de Defesa de Israel, como parte do acordo para a libertação de um total de 50 reféns pelo Hamas.  O primeiro grupo do Hamas está programado para ser libertado às 11h desta sexta-feira (24), horário de Brasília (16h, horário local). O grupo inicial inclui 13 mulheres e crianças, de acordo com informações do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar. O governo israelense notificou as famílias de todos os reféns, indicando que a libertação não se restringirá apenas a esse grupo.

Em resposta, Israel deve liberar 39 mulheres, adolescentes e crianças detidos em prisões no país. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu destacou que a resolução não inclui a “libertação de assassinos” por parte de Israel. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al-Ansari, não forneceu detalhes sobre quais reféns serão soltos, mas indicou que muitos do primeiro grupo devem seguir para o Egito. A libertação acontecerá de forma conjunta para reféns das mesmas famílias. Autoridades israelenses afirmaram que os prisioneiros não serão libertados até que os reféns de Gaza estejam de volta ao poder de Israel.

A trégua, iniciada às 2h desta sexta-feira (24), horário de Brasília (7h, horário local), permitirá a entrada de ajuda humanitária em Gaza. Estados Unidos e exército israelense suspenderão o uso de drones durante a trégua, que também possibilitará a entrega diária de combustível e ajuda humanitária, incluindo alimentos e medicamentos. O Egito anunciou a entrega diária de 130 mil litros de diesel e quatro caminhões de gás, juntamente com 200 caminhões de ajuda para Gaza.

Fonte: CNN Brasil

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...