25.3 C
Manaus
terça-feira, junho 18, 2024
Publicidade
InicioMundoEquador declara estado de emergência em 7 províncias

Compartilhar

Equador declara estado de emergência em 7 províncias

O presidente do Equador, Daniel Noboa, declarou um novo estado de emergência em sete das 24 províncias do país, justificando o crescimento do número de mortes violentas e outros crimes. O anúncio foi feito na última quarta-feira (22).

A medida estará em vigor por 60 dias nas províncias de Guayas, El Oro, Santa Elena, Manabi, Sucumbios, Orellana e Los Rios, além de uma área da província de Azuay. Em janeiro, Noboa informou que o país estava em guerra e classificou 22 gangues criminosas como grupos terroristas.

“Hoje, nos encontramos em uma 2° etapa da guerra”, afirmou o chefe do Executivo em vídeo publicado no X (antigo Twitter).

O decreto foi enviado à Corte Constitucional e determina que as forças de segurança poderão entrar em casas e interceptar correspondências nessas províncias, sem autorização prévia. A Corte havia cancelado o decreto anterior em cinco províncias afirmando que não havia sido suficientemente justificada.

Noboa culpa gangues pelo aumento da violência e do tráficos de drogas para a Colômbia e o Peru, por meio do Equador. Além da invasão de uma emissora de televisão por homens armados em janeiro.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...