A Apple fez uma atualização em seu aplicativo de mapas nos Estados Unidos e passou a exibir o Golfo do México com o nome de “Golfo da América”. A mudança segue uma diretriz do governo norte-americano, que oficializou a nova nomenclatura por meio de um decreto assinado pelo presidente Donald Trump em janeiro deste ano.
Agora, os usuários do Apple Maps nos Estados Unidos veem a nova nomenclatura, “Golfo da América”. Contudo, quem acessa o aplicativo em outros países ainda visualiza o nome tradicional, Golfo do México. Essa alteração ocorre logo após o Google adotar uma medida semelhante em sua plataforma de mapas, no dia 10 de fevereiro.
Entenda a decisão
A decisão de Trump de mudar o nome do Golfo foi tomada logo após sua posse. O presidente afirmou que a mudança visa “homenagear a grandeza americana”. A medida reflete a postura de confronto com países estrangeiros, especialmente o México. Ao assumir, Trump determinou que as águas delimitadas pelos Estados Unidos, México e Cuba fossem renomeadas.
O US Geographic Names Information System (GNIS) fez a atualização oficial do nome no domingo, 9 de fevereiro. A Microsoft também aderiu à nova nomenclatura em seus mapas do Bing.
O governo mexicano criticou a decisão, destacando que o nome original do golfo é utilizado há mais de quatro séculos. As autoridades do México afirmam que a mudança não deveria ser decidida por um único país, mas por uma organização internacional.
O Golfo do México, o maior do mundo, abrange cerca de 1,55 milhão de km² e banha os territórios dos Estados Unidos, México e Cuba. A região tem grande importância estratégica, sendo visada pela economia americana devido às suas reservas de petróleo e à relevância para o comércio marítimo.