28.3 C
Manaus
domingo, abril 20, 2025
Publicidade
InicioMundoEUA aprova projeto que pode impedir Moraes de entrar no país

Compartilhar

EUA aprova projeto que pode impedir Moraes de entrar no país

Deputados dos Estados Unidos aprovaram nesta quarta-feira (26/2) um projeto de lei que busca impedir a entrada ou deportar autoridades estrangeiras acusadas de censura contra cidadãos americanos. A medida pode afetar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que tem sido criticado por parlamentares norte-americanos.

O projeto, intitulado “No Censors on our Shores Act” (Lei Sem Censores em Nossas Fronteiras), foi proposto pelos republicanos Darrell Issa e Maria Salazar e aprovado pelo Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes. Para se tornar lei, ainda precisa passar pelo plenário da Câmara, pelo Senado e ser sancionado pela Casa Branca.

A proposta visa tornar “inadmissíveis” os funcionários de governos estrangeiros que envolvam-se em práticas de censura à liberdade de expressão nos EUA, com a possibilidade de deportação. A discussão sobre o projeto ganhou destaque após Moraes determinar, em 2024, a suspensão da rede social X no Brasil por não cumprir ordens judiciais.

A deputada Maria Salazar, que se encontrou recentemente com Eduardo Bolsonaro (PL) no Brasil, acusou o ministro brasileiro de ser um exemplo de ataque à liberdade de expressão internacional. O projeto surge no contexto da polêmica em torno da suspensão do X no Brasil, que ficou mais de 30 dias fora do ar.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...