O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e o assessor presidencial Yury Ushakov viajarão à Arábia Saudita na terça-feira (18) para encontros com autoridades dos Estados Unidos, com o objetivo de retomar o “complexo completo” das relações entre Rússia e EUA, conforme anunciado pelo governo russo.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou que a reunião com os americanos em Riade será principalmente dedicada à recuperação das relações bilaterais. A declaração foi feita nesta segunda-feira (17), durante uma coletiva de imprensa.
Estarão presentes nas negociações o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, o enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e o Conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz. Os principais temas da discussão incluirão a paz na Ucrânia.
Embora autoridades ucranianas afirmem não ter sido informadas sobre as negociações, Keith Kellogg, enviado da administração Trump para Rússia e Ucrânia, sugeriu uma abordagem de “negociações de duas vias” e estará na Ucrânia ainda nesta semana.
No domingo, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que os ucranianos farão parte das discussões.