27.3 C
Manaus
domingo, abril 21, 2024
Publicidade
InicioMundoEUA lança foguete à Lua, o primeiro desde 1972

Compartilhar

EUA lança foguete à Lua, o primeiro desde 1972

Na madrugada desta segunda-feira (8), o imponente foguete Vulcan Centaur, desenvolvido pela United Launch Alliance (ULA), uma joint venture da Boeing e Lockheed Martin, decolou da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Transportando o módulo lunar Peregrine, a missão marca o primeiro pouso lunar comercial dos Estados Unidos desde 1972.

Às 4h18 (horário de Brasília), o Vulcan Centaur iniciou sua jornada espacial, buscando liberar o módulo Peregrine em direção à Lua por volta das 5h. Caso tudo transcorra conforme o planejado, a sonda realizará o pouso lunar em 23 de fevereiro. Desenvolvido pela empresa Astrobotic Technology, o Peregrine conta com cinco instrumentos científicos da NASA, além de outras cargas de diferentes clientes, incluindo experimentos do México e uma missão de enterro espacial.

Além do módulo lunar, o Vulcan Centaur transporta uma carga adicional da empresa funerária espacial Celestis, na missão chamada Enterprise Flight. A carga contém 265 cápsulas com restos humanos e amostras de DNA de figuras notáveis, incluindo ex-presidentes dos EUA e membros do elenco de Star Trek. A ULA considera o lançamento um marco, pois o Vulcan Centaur é visto como um substituto essencial para os foguetes Atlas e Delta, oferecendo inovações tecnológicas e redução de custos.

O lançamento do Vulcan Centaur representa um avanço significativo para a ULA, que enfrentou desafios e atrasos em seu desenvolvimento. Com aproximadamente 70 missões já agendadas, o foguete é considerado crucial para a competitividade da ULA no mercado de lançamentos espaciais, especialmente diante da ascensão da SpaceX e das mudanças políticas relacionadas à dependência de motores russos.

Fonte: CNN Brasil

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...