Um jovem de 17 anos foi detido ao tentar embarcar armado em um voo no Aeroporto de Avalon, em Melbourne, na Austrália, durante a madrugada desta quinta-feira (00h20, horário de Brasília). O incidente ocorreu quando o rapaz, vestido com uma jaqueta semelhante ao uniforme de manutenção, tentou entrar no avião.
Barry Clark, ex-boxeador amador e um dos 160 passageiros a bordo, foi o primeiro a notar a arma na cintura do jovem. Ele imediatamente agiu para impedir qualquer possível ameaça, empurrando o rapaz em direção à porta e torcendo seu braço para evitar que a arma fosse disparada. Um dos pilotos também ajudou na imobilização do adolescente.
Segundo investigadores, o jovem teria rompido uma parte da cerca do aeroporto para evitar a detecção pelos seguranças e máquinas de raio-X, acessando a aeronave pela escada externa.
Clark contou que percebeu o comportamento agitado do rapaz quando a equipe da companhia aérea o interrogava e, de repente, viu a arma. Preocupado com a possibilidade de um disparo, ele não hesitou: lançou a arma escada abaixo e imobilizou o jovem até a chegada da polícia. “Em situações assim, você não pensa, você age”, afirmou Clark sobre sua reação.
A companhia aérea informou que está colaborando com as autoridades nas investigações, e o aeroporto de Avalon confirmou que está tratando o caso com prioridade, visando a segurança de todos os presentes no local.