Nesta quarta-feira (30), ocorrerá a deslumbrante Lua Azul, o maior e mais brilhante plenilúnio do ano, que poderá ser apreciado por meio de uma transmissão gratuita no YouTube. O nome peculiar do fenômeno provém da sua segunda ocorrência no mesmo mês, já que a lua cheia anterior ocorreu no começo de agosto.
Apesar do termo “azul”, a coloração do astro não mudará, entretanto, sua luminosidade poderá ser amplificada devido à sua aproximação da Terra, caracterizando uma superlua. Esse espetáculo natural estará visível em todas as partes do mundo e tem previsão de início às 22h35, no horário de Brasília.
Aqueles que desejarem uma visão mais detalhada do evento celestial poderão sintonizar a transmissão ao vivo do projeto “The Virtual Telescope Project” no YouTube. Idealizado pelo astrofísico Gianluca Masi, esse projeto é uma referência em transmissões ao vivo de eventos astronômicos. A seguir, conheça a origem do nome do fenômeno e saiba como assistir à Lua Azul de 2023 ao vivo pela internet.
Fonte: Techtudo