25.3 C
Manaus
domingo, abril 21, 2024
Publicidade
InicioMundoGeorge Santos é o sexto deputado cassado da história dos EUA

Compartilhar

George Santos é o sexto deputado cassado da história dos EUA

A Câmara dos Estados Unidos decidiu nesta sexta-feira (1º) pela expulsão do deputado republicano George Santos, representante de Nova York, em decorrência de violações éticas. A votação exigia uma maioria de dois terços para ser bem-sucedida. Filho de brasileiros, Santos enfrentou acusações criminais relacionadas ao financiamento de campanha e admitiu ter falsificado grande parte de sua biografia. Aos 35 anos, tornou-se o primeiro membro do Congresso a ser expulso desde a Guerra Civil dos EUA, sem condenação por crime. Santos é o sexto deputado na história dos EUA a perder o mandato.

Uma investigação bipartidária revelou que Santos teria utilizado dinheiro de campanha em procedimentos estéticos, como botox, em produtos de marcas de luxo, incluindo a Hermes, e para despesas na plataforma online OnlyFans, conhecida por conteúdo de natureza sexual. Após a expulsão, Santos declarou: “Acabou” e observou que a Câmara estabeleceu um novo precedente perigoso. Apesar disso, ele mantém certos privilégios como ex-membro, podendo acessar as dependências do Congresso e utilizar serviços como academia e salas de jantar, embora esteja excluído de participar de votações e decisões de plenário.

Quando questionado sobre a manutenção desses privilégios, Santos expressou desinteresse, declarando: “Por que eu iria querer ficar aqui? Que esse lugar vá para o inferno”. A situação acrescenta uma camada de controvérsia à esfera política, dado que Santos, apesar da expulsão, ainda não enfrentou condenação por crime.

Fonte: CNN Brasil

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...