27.3 C
Manaus
sexta-feira, março 1, 2024
Publicidade
InicioMundoHacker que vazou GTA VI é condenado a prisão perpétua hospitalar

Compartilhar

Hacker que vazou GTA VI é condenado a prisão perpétua hospitalar

O hacker Arion Kurtaj, que ficou conhecido por divulgar informações sobre o jogo GTA VI em setembro de 2022, foi sentenciado a passar o resto de sua vida em uma instituição hospitalar. A decisão, proferida por um tribunal britânico, foi baseada na consideração de que Kurtaj ainda representa um alto risco ao público devido às suas habilidades e motivações, mas não possui condições de ser encarcerado em uma prisão convencional.

Kurtaj, que tinha apenas 16 anos quando invadiu os sistemas da Rockstar Games usando a identidade Lapsus$, também foi descrito como tendo características autistas e um comportamento violento contra autoridades policiais. Na época do ataque à Rockstar, ele já estava sob custódia por invadir os sistemas da NVIDIA, EE e Revolut.

O tribunal determinou que Kurtaj permaneça sob supervisão médica até que deixe de ser considerado uma ameaça. Inicialmente, ele ficará sujeito a uma ordem de reabilitação de jovens pelos próximos 18 meses, com a proibição de utilizar qualquer VPN para acessar a internet.

Além disso, foi decidido que o jovem hacker não passará por um julgamento tradicional, mas sim por uma análise de seus atos considerados ilegais, independentemente de sua motivação consciente. A sentença foi fundamentada na declaração da psiquiatra Claudia Camden-Smith, responsável por acompanhar Kurtaj durante os procedimentos legais, que afirmou que ele “continuou a expressar a intenção de retornar ao cibercrime assim que possível, sendo altamente motivado.”

Na ocasião do ataque à Rockstar Games, Kurtaj já estava sob proteção policial e teve seu laptop apreendido, mas conseguiu realizar o roubo dos arquivos do GTA VI utilizando um dispositivo Amazon Fire Stick conectado à televisão de um hotel e um smartphone.

Fonte: IGN Brasil

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...