26.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioMundoIncêndio em prisão no Irã deixa pelo menos oito mortos

Compartilhar

Incêndio em prisão no Irã deixa pelo menos oito mortos

Pelo menos oito prisioneiros morreram em prisão de Evin, em Teerã, neste fim de semana, segundo informou o Judiciário iraniano nesta segunda-feira (17). O motivo teria sido a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, no dia 16 de setembro, onde estava sob custódia policial, o que acabou causando protestos em todo o país, fazendo com que as autoridades tentem reprimir à força.

O Judiciário iraniano afirmou que todas as vítimas do incêndio na prisão estavam mantidas em uma seção designada para prisioneiros de crimes relacionados a roubos. Evin também mantém prisioneiros políticos e muitos detidos enfrentando acusações de segurança, incluindo iranianos com dupla nacionalidade.

Autoridades disseram que uma oficina da prisão foi incendiada “depois de uma briga entre vários prisioneiros condenados por crimes financeiros e roubo”. A mídia estatal informou no domingo que as primeiras quatro mortes foram causadas por inalação de fumaça e que mais de 60 pessoas ficaram feridas, quatro delas em estado grave.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, disse que o incêndio em Evin pode acontecer em qualquer país.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a União Europeia estão entre os que criticaram a repressão de Teerã aos manifestantes, com a UE considerando impor congelamentos de ativos e proibições de viagem a várias autoridades iranianas envolvidas.

*Com informações da Reuters

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...