Dois militares israelenses afirmaram que encontraram um homem que se acredita ser Yahya Sinwar, o líder supremo do Hamas, durante operações militares rotineiras na Faixa de Gaza.
Segundo as fontes, tropas de infantaria avistaram três militantes perto de um edifício em Gaza e os confrontaram. Depois do confronto, as forças militares encontraram um cadáver que se assemelhava ao de Sinwar e informaram aos líderes seniores.
Segundo as fontes, as forças militares e de inteligência de Israel estão empenhadas em confirmar a identidade do corpo de Sinwar através da análise de DNA.
“Durante as operações da FDI na Faixa de Gaza, três terroristas foram eliminados. As FDI e a ISA estão verificando a possibilidade de que um dos terroristas fosse Yahya Sinwar. Neste estágio, a identidade dos terroristas não pode ser confirmada”, disseram as Forças de Defesa de Israel (FDI) em um comunicado.
Sinwar é a figura mais significativa do Hamas ainda à solta, e Israel o considera o “mentor” dos ataques mortais de 7 de outubro que desencadearam a invasão terrestre de Gaza por Israel.
Ele não é visto em público desde os ataques do Hamas e acredita-se que ele esteja escondido na vasta rede de túneis que serpenteiam sob Gaza.
Fotos que afirmam retratar o cadáver do líder do Hamas, Yahya Sinwar, estão sendo amplamente compartilhadas nas plataformas de mídia social. Nelas, um indivíduo muito similar a Sinwar é encontrado morto nos escombros de um edifício desabitado, apresentando graves lesões no crânio.