29.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
Publicidade
InicioMundoMais de 100 pessoas morrem em explosão no Irã. Autoridades falam de...

Compartilhar

Mais de 100 pessoas morrem em explosão no Irã. Autoridades falam de terrorismo

Duas explosões ocorreram nesta quarta-feira (3) durante uma procissão no Irã, resultando na morte de 103 pessoas que se dirigiam ao túmulo de Qassem Soleimani. O grupo, que prestava homenagens pelos quatro anos da morte do ex-comandante da Guarda Revolucionária iraniana, foi alvo do que o governo classificou como um atentado terrorista. Autoridades locais afirmam que se tratou de um ataque suicida, e até o momento, nenhum grupo reivindicou a responsabilidade pelo ocorrido.

As explosões ocorreram em uma rua em direção ao cemitério onde Soleimani está enterrado, na cidade de Kerman, região central do Irã. A primeira explosão ocorreu a cerca de 700 metros do túmulo do general iraniano, resultando em vítimas fatais e deixando corpos espalhados pela área. O ministro do Interior iraniano, Ahmad Vahidi, prometeu uma “resposta retumbante” ao suposto ataque, que ocorre no aniversário da morte de Soleimani. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, prometeu vingança após a morte de Soleimani em um ataque com drone dos EUA em 2020.

A morte de Qassem Soleimani desencadeou uma onda de revolta no Irã contra os Estados Unidos, resultando em tensões crescentes na região. Soleimani era uma figura proeminente e influente no país, sendo morto em uma operação ordenada pelo então presidente dos EUA, Donald Trump, que alegou que o general estava envolvido em ataques contra interesses norte-americanos no Oriente Médio. Desde então, o Irã intensificou seu apoio a grupos que atuam contra Israel.

Fonte: Portal R7

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...