Na sexta-feira (6), os líderes do Mercosul e da União Europeia (UE) anunciaram um acordo de comércio livre entre os dois blocos econômicos.
A celebração aconteceu em Montevidéu, no Uruguai, durante a reunião de cúpula do Mercosul.
“À luz do progresso alcançado desde 2023, o Acordo de Parceria entre o Mercosul e a União Europeia está agora pronto para revisão legal e tradução. Ambos blocos estão determinados para conduzir tais atividades nos próximos meses, com vistas à futura assinatura do acordo”, afirma o documento.
No evento, participaram líderes de nações do bloco sul-americano, como Javier Milei (Argentina), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Santiago Peña (Paraguai), além do anfitrião, Luis Lacalle Pou (Uruguai), e da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.
Desde 1999, Mercosul e União Europeia (UE) estão empenhados na elaboração de um tratado de comércio livre entre ambos.
Omar Paganini, chanceler uruguaio, declarou na quinta-feira (5) que a negociação entre as delegações foi finalizada.
No anúncio desta sexta-feira, Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou que o acordo estabelece uma das maiores parcerias comerciais globais.
“A União Europeia e o Mercosul criaram uma das alianças de comércio e investimentos maiores que o mundo tenha visto. Estamos formando um mercado de mais de 700 milhões de consumidores”, afirmou.• Reprodução
Embora tenha sido anunciado, o acordo ainda não foi formalizado. A assinatura ocorrerá quando os textos acordados forem submetidos a uma revisão legal e traduzidos para as línguas oficiais dos países.
Depois da assinatura entre as partes, o Acordo passará pelos processos internos de cada uma para aprovação – no Brasil, o Acordo será submetido à aprovação do Poder Legislativo.
Depois de aprovado internamente, o Acordo pode ser confirmado por cada parte, um passo que possibilita a implementação do Acordo.
O Acordo une dois dos maiores conglomerados econômicos globais. Em conjunto, Mercosul e UE congregam aproximadamente 718 milhões de indivíduos e um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente 22 trilhões de dólares.
Fonte: CNN