O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chegou a Washington nesta segunda-feira (7) para um novo encontro com o ex-presidente norte-americano Donald Trump. Esta é a segunda reunião entre os dois desde o retorno de Trump à Casa Branca.
Na pauta do encontro estão temas estratégicos, como a crescente tensão com o Irã, a guerra em Gaza e as tarifas comerciais recentemente impostas pelos Estados Unidos, que afetaram inclusive produtos israelenses, com uma taxação de 17%.
De acordo com o jornal The Times of Israel, o diálogo também deve abordar as relações bilaterais entre Israel e Turquia, além da postura israelense diante do Tribunal Penal Internacional (TPI), com quem Netanyahu trava um embate diplomático.
Netanyahu é o primeiro chefe de governo a se reunir com Trump após o anúncio do pacote tarifário. A visita ocorre em um momento de instabilidade na região, com os EUA intensificando sua atuação militar contra os Houthis no Iêmen e sinalizando uma possível ação mais dura contra o Irã.