Por recomendações médicas, o Papa Francisco, 86 anos, cancelou sua viagem para Dubai, onde participaria da COP28, a cúpula da ONU sobre emergência climática. A informação foi divulgada pelo Vaticano nesta terça-feira (28). Embora tenha havido uma melhora em seu estado clínico em relação à gripe e à inflamação do trato respiratório, os médicos aconselharam o Papa a não realizar a viagem nos próximos dias, conforme comunicado pelo porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.
O pontífice foi diagnosticado com uma inflamação pulmonar, o que levou ao cancelamento das audiências programadas para a manhã de sábado. Apesar de seu estado de saúde ser considerado bom e estável, uma inflamação pulmonar que causava dificuldades respiratórias foi detectada na radiografia. O tratamento com antibióticos está sendo administrado por via intravenosa para aumentar a eficácia da terapia.
Apesar das preocupações com a saúde de Francisco nos últimos meses, sua participação na COP28 era aguardada, com um discurso planejado para sábado, 1º de dezembro, marcando a primeira vez que um líder da Igreja Católica participaria desse evento da ONU. Ele pretendia fazer um apelo aos países para que reduzissem drasticamente as emissões de gases do efeito estufa.
Fonte: Jovem Pan