O Vaticano anunciou que o Papa Francisco, que está internado há uma semana devido a uma cirurgia abdominal de emergência, receberá alta hospitalar nos próximos dias. De acordo com o diretor do serviço de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, a evolução clínica do Pontífice ocorre sem complicações, e a equipe médica prevê sua saída do hospital em breve. No comunicado, foi informado que o Papa descansou bem durante a noite e dedicou-se ao trabalho pela manhã, além de ter realizado orações e recebido a Eucaristia. Francisco foi operado no Hospital Gemelli, em Roma, para remover aderências na parede abdominal, decorrentes de uma cirurgia anterior no cólon realizada em 2021.
A saúde frágil do Papa Francisco tem gerado preocupação e rumores sobre uma possível renúncia. Segundo seu biógrafo Austen Ivereigh, o líder religioso enfrentou problemas de saúde desde os 21 anos, quando quase morreu de pleurisia e teve cistos removidos do pulmão em 1957. Em um livro, Francisco compartilhou sua experiência e mencionou a dificuldade de respirar, relacionando-a com a situação das pessoas que sofrem de covid-19 e precisam de respiradores artificiais. O Pontífice foi vacinado contra a doença em janeiro de 2021. Ao longo dos anos, ele enfrentou problemas nas costas, cálculos biliares e um leve estreitamento de uma artéria que causou um problema cardíaco temporário em 2004. Além disso, realizou mudanças na dieta para tratar de questões hepáticas.
Enquanto aguarda a alta hospitalar, o Papa Francisco permanece em convalescença no 10º andar do Hospital Gemelli, o qual é conhecido como o “hospital dos papas” e foi frequentado várias vezes pelo Papa João Paulo II. A suspensão das audiências papais continuará até 18 de junho, devido ao período de recuperação.
Fonte: Jovem Pan