27.3 C
Manaus
domingo, junho 23, 2024
Publicidade
InicioMundoPresidente do Irã morre aos 63 anos após queda de helicóptero

Compartilhar

Presidente do Irã morre aos 63 anos após queda de helicóptero

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, faleceu aos 63 anos em um acidente de helicóptero, conforme foi confirmado pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã hoje (20). Raisi, eleito em 2021 com mandato até 2025, ocupava a segunda posição mais importante do país, ficando atrás somente do aiatolá Ali Khamanei, o supremo líder do Irã, de quem Raisi era protegido e possível sucessor.

De acordo com informações do blog de Sandra Cohen, a morte de Raisi provavelmente resultará em uma intensa disputa pelo cargo. Relatos da imprensa oficial do Irã indicam que o helicóptero caiu em uma área montanhosa do país devido às condições climáticas adversas durante um voo que transportava Raisi e outras autoridades de volta do Azerbaijão.

O acidente ocorreu entre as localidades de Pir Davood e Uzi, na província de Azerbaijão Oriental, a cerca de 600 km a noroeste de Teerã, a capital iraniana. Além de Raisi, o acidente vitimou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian.

A aeronave transportava, ainda, Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, e Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso. As mortes dos dois não foram confirmadas, no entanto, mais cedo, a imprensa oficial informou não haver sinal de sobreviventes no local da queda.

Confira o vídeo:

A queda do helicóptero ocorreu por volta das 13h (no horário local, 6h no de Brasília), mas a aeronave só foi encontrada cerca de 12 horas depois.

Além das dificuldades de acesso ao local, o tempo ruim dificultava os trabalhos de resgate. O helicóptero foi avistado por integrantes do Crescente Vermelho iraniano, organização irmã da Cruz Vermelha que atua em países islâmicos, depois que um drone foi enviado pela Turquia com sensores de calor para identificar o local da queda.

Inicialmente, o ministro do Interior iraniano informou que o helicóptero que levava o presidente teria feito um pouso forçado. Mais tarde, a imprensa oficial informou que a aeronave havia sofrido um acidente em razão das más condições climáticas.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...