26.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioMundoPresidente do Quênia retira projeto após 22 mortes em protestos

Compartilhar

Presidente do Quênia retira projeto após 22 mortes em protestos

“Tendo ouvido atentamente o povo do Quênia, que disse em alto e bom som que não quer ter nada a ver com esta lei financeira de 2024, inclino a minha cabeça e não assinarei a lei financeira de 2024, que será, portanto, retirada”, declarou William Ruto, presidente do Quênia, sobre texto que previa aumento de impostos.

Um movimento conhecido como “Occupy Parliament” – ou “Ocupar o Parlamento” – surgiu em todo o país após a apresentação em 13 de junho de um projeto de orçamento que propôs a introdução de novos impostos, como um imposto anual de 2,5% sobre veículos e 16% de IVA sobre o pão. A “geração Z”, que é composta por jovens que nasceram depois de 1997 –

Durante as duas primeiras manifestações pacíficas de 18 e 20 de junho, a mobilização aumentou, e muitos quenianos acompanharam a juventude. “Ruto deve ir embora” é um exemplo de como o slogan anti-impostos se transformou em um slogan antigovernamental.

Em seguida, o governo declarou sua retirada da maioria das novas medidas fiscais. No entanto, isso não afastou os manifestantes, que denunciam um truque que consiste em substituir medidas específicas por outras. Principalmente, eles destacam um aumento de 50% nos impostos sobre combustíveis.

Eleito em agosto de 2022 com a promessa de proteger os mais pobres, o descontentamento aumentou. Seu governo aumentou o imposto sobre o rendimento, as contribuições para a saúde e duplicou o IVA da gasolina no ano passado.

O governo defendeu estas medidas fiscais para criar uma margem de manobra e financiar seu orçamento ambicioso de 4 bilhões de xelins (R$ 170 bilhões) para 2024–25.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...