25.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioMundoQueda de avião da Embraer no Cazaquistão deixa 38 mortos

Compartilhar

Queda de avião da Embraer no Cazaquistão deixa 38 mortos

Um avião da Embraer que viajava do Azerbaijão para a Rússia despencou-se perto de Aktau, no Cazaquistão, nesta quarta-feira, causando a morte de 38 pessoas. Outras 29 sobreviveram ao acidente e estavam sob cuidados médicos em hospitais, segundo as autoridades cazaques.

O voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines decolou centenas de quilômetros além do seu trajeto planejado e despenhou-se na margem oposta do Mar Cáspio, resultando em uma emergência que pode ter sido provocada pelo impacto da aeronave contra aves. No entanto, um perito em aviação sugeriu que essa hipótese parece pouco provável.

As autoridades ainda não conseguiram esclarecer imediatamente o motivo pelo qual o avião cruzou o mar, porém, a queda aconteceu pouco tempo após ataques de drones atingirem a região sul da Rússia. No passado, a atividade de drones já fechou aeroportos na região, e o aeroporto russo mais próximo ao trajeto do avião foi encerrado na manhã de quarta-feira.

Ilham Aliyev, o presidente do Azerbaijão, afirmou que, segundo as informações obtidas, o avião alterou seu trajeto por conta do mau tempo. No entanto, ele ressaltou que a razão da queda ainda é desconhecida e precisa ser completamente esclarecida.

Um registro do acidente feito por uma testemunha mostrou o avião caindo rapidamente antes de detonar em chamas ao tocar a costa. Pode-se observar passageiros feridos e sangrando tropeçando em uma parte da fuselagem que se manteve intacta.

Com base em pontos de referência visíveis, a Reuters confirmou que o vídeo foi gravado na costa do Mar Cáspio, próximo a Aktau.

A bordo estavam sessenta e dois passageiros e cinco tripulantes. Segundo a agência russa Interfax, o número de vítimas fatais foi anunciado pelo vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, Kanat Bozumbayev, durante um encontro com uma delegação do Azerbaijão em Aktau.

Em um comunicado, o Ministério de Emergências do Cazaquistão informou que os bombeiros controlaram as chamas e que os sobreviventes, incluindo duas crianças, estão sendo assistidos em um hospital próximo. Os cadáveres dos falecidos estão sendo recuperados.

A Azerbaijan Airlines disse que o jato Embraer 190 estava voando de Baku para Grozny, capital da região da Chechênia, no sul da Rússia, mas foi forçado a fazer um pouso de emergência a cerca de 3 quilômetros de Aktau, no Cazaquistão.

Mas uma colisão com pássaros normalmente resulta no pouso do avião no campo disponível mais próximo, disse Richard Aboulafia, analista da consultoria AeroDynamic Advisory. “Você pode perder o controle do avião, mas não voa descontroladamente para fora do curso como consequência.”

Procurada no Brasil, a Embraer prestou “sinceras condolências para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido”.

Aktau fica na margem oposta do Mar Cáspio em relação ao Azerbaijão e à Rússia. Os sites de rastreamento de aviação comercial acompanharam o voo voando para o norte em sua rota programada ao longo da costa oeste antes que sua rota de voo não fosse mais registrada. Em seguida, ele reapareceu na costa leste, circulando próximo ao aeroporto de Aktau antes de se chocar contra a praia.

As autoridades de duas regiões russas adjacentes à Chechênia, Inguchétia e Ossétia do Norte, relataram ataques de drones na manhã desta quarta-feira.

Um funcionário do aeroporto de Makhachkala, na Rússia, na costa oeste do Mar Cáspio, o aeroporto mais próximo do local onde o voo desapareceu do rastreamento, disse à Reuters que ele havia sido fechado para o tráfego de entrada por várias horas na manhã desta quarta-feira. A Reuters não conseguiu entrar em contato imediatamente com as autoridades do aeroporto de Grozny.

As autoridades do Cazaquistão disseram que uma comissão governamental foi criada para investigar o que aconteceu e que seus membros receberam ordens para voar até o local e garantir que as famílias dos mortos e feridos recebam ajuda.

O governo do Cazaquistão confirmou a colaboração com o Azerbaijão na investigação. A companhia aérea Azerbaijana Airlines interrompeu os voos de Baku para a região russa da Chechênia até que a investigação esteja finalizada, conforme relatado pela agência de notícias estatal russa TASS.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, expressou suas condolências. Aliyev, presidente do Azerbaijão, optou por retornar ao seu país após participar de uma cúpula na Rússia na quarta-feira, segundo seu gabinete.

Ramzan Kadyrov, o presidente da Chechênia apoiado pelo Kremlin, manifestou suas condolências através de um comunicado, informando que alguns dos sobreviventes que estão sendo atendidos em hospitais estão em estado extremamente grave. Ele e outros vão rezar pela sua pronta recuperação.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...