Fotos de satélite captadas no início de março revelaram o início da construção de uma ponte sobre o rio Tumen, que ligará a Coreia do Norte à Rússia. Esta será a primeira ligação rodoviária direta entre os dois países, já que a única conexão existente atualmente é uma ponte ferroviária, restrita ao transporte de mercadorias. A informação foi confirmada pela rádio Free Asia.
A obra foi encomendada pelo governo de Vladimir Putin e está sendo executada pela empresa russa TonnelYuzhStroi. As imagens, obtidas pela plataforma sul-coreana SI Analytics, mostram que a ponte terá um trajeto de 830 metros, sendo 530 metros no lado norte-coreano e 300 metros no lado russo. A previsão é que a estrutura seja concluída até o final de 2026.
A construção da ponte deve facilitar o tráfego entre os dois países, ampliando a circulação de turistas e impulsionando o comércio bilateral, com um aumento nas possibilidades de importação e exportação. O projeto também pode fortalecer a posição da Rússia em sua competição com a China pela influência sobre Pyongyang, além de enfraquecer as sanções internacionais contra a Coreia do Norte.
Especialistas apontam que a nova infraestrutura pode servir para apoiar a Rússia no conflito com a Ucrânia, ao possibilitar um fluxo mais rápido de suprimentos e apoio militar. Segundo a rádio Free Asia, cerca de 12 mil soldados norte-coreanos já foram enviados para auxiliar as forças russas.