Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas por explosões em meio a protestos contra a ocupação russa na cidade de Enerhodar, no centro da Ucrânia, de acordo com a empresa estatal de energia nuclear Energoatom. As informações foram divulgadas em uma série de declarações neste sábado (2).
A cidade, que fica perto da usina nuclear de Zaporizhzhia, tomada pelas forças russas no início de março, tem visto protestos esporádicos desde sua ocupação.
A Energoatom postou um vídeo de cena que parecia mostrar multidões sendo dispersas por tiros de armas automáticas e tiros de flash-bang.
“Os ocupantes dispersaram os manifestantes com explosões e tiros”, disse a publicação da Energoatom. O post também chamou os militares russos de “bastardos”.
A Energoatom afirmou que os moradores inicialmente se reuniram para uma manifestação pacífica em apoio à Ucrânia. De acordo com esse relato, os ônibus da prisão russa pararam e os russos começaram a deter moradores locais.
“Em poucos minutos, a cidade foi abalada pelos sons de explosões e bombardeios maciços”, dizia o comunicado.
De acordo com a Energoatom, vários cidadãos foram hospitalizados com ferimentos e queimaduras graves devido às explosões que atingiram uma fila de civis nas proximidades de um centro cultural local.
“Os médicos locais estão fazendo o seu melhor nas difíceis condições de quase completa falta de medicamentos e materiais e tentando salvar suas vidas e saúde“, disse o comunicado. “Algumas das vítimas serão liberadas hoje após os procedimentos necessários”.
Informações CNN Brasil