26.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioMundoTPI emite mandado de prisão contra autoridades russas

Compartilhar

TPI emite mandado de prisão contra autoridades russas

Nesta terça-feira (25), o Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão para o ex-ministro da defesa russo Sergei Shoigu e o general russo Valery Gerasimov por supostos crimes cometidos durante a invasão russa da Ucrânia.

O tribunal afirmou em um comunicado de imprensa que havia “motivos razoáveis para acreditar que os dois suspeitos são responsáveis pelos ataques com mísseis realizados pelas forças armadas russas contra a infraestrutura elétrica ucraniana desde pelo menos 10 de outubro de 2022 até pelo menos 9 de março de 2023”.

As autoridades russas foram acusadas de cometer crimes de guerra e crimes contra a humanidade por dirigir ataques contra cidadãos ucranianos e bens civis.

A Rússia tem repetidamente afirmado que a infraestrutura energética da Ucrânia é um alvo militar legal. No entanto, ela nega ter alvos civis ou infraestruturas civis na Ucrânia.

No entanto, a Ucrânia também tem atacado a estrutura energética da Rússia. O governo afirma ter alcançado mais trinta refinarias de petróleo na Rússia desde o início do ano. Os ataques foram cometidos por drones de longo alcance, de acordo com uma declaração do presidente Volodmyr Zelensky. O objetivo final era uma reinaria em Ilsky, uma das maiores cidades do sul da Rússia.

Nenhuma das duas nações assinou o Estatuto de Roma, que estabeleceu o Tribunal Penal Internacional. Ainda assim, nos últimos dez anos, o governo ucraniano solicitou que o Tribunal abarcasse os supostos crimes após a invasão da Rússia à Crimeia em 2014.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...