Na quarta-feira (19), um trem colidiu com uma manada de elefantes no Sri Lanka, matando ao menos seis animais, conforme informou a polícia local.
Felizmente, não houve feridos entre os passageiros. Veterinários estão cuidando de uma elefanta e de um filhote que ficaram feridos, em Giritale, conforme relatado pelo jornal estatal Daily News na quinta-feira (20).
O trem Meenagaya atingiu os elefantes no quilômetro 140 da linha entre as estações de Minneriya e Galoya, acrescentou o Daily News.
Em comunicado, o Departamento de Conservação da Vida Selvagem informou que equipes do Departamento Ferroviário, da polícia e veterinários especializados em vida selvagem chegaram rapidamente ao local. Investigações estão em andamento para esclarecer as causas da colisão.
Segundo o World Wildlife Fund (WWF), os elefantes do Sri Lanka são os maiores e mais escuros da espécie asiática. As manadas geralmente têm de 12 a 20 indivíduos, e a fêmea mais velha costuma ser a líder.
Esses elefantes são uma grande atração turística e possuem valor simbólico, cultural e econômico para o Sri Lanka. Contudo, a convivência com seres humanos continua a ser um desafio, à medida que os habitats florestais são desmatados para dar lugar à agricultura e infraestrutura.
Casos semelhantes ocorreram anteriormente. Em outubro, a Associated Press noticiou a morte de pelo menos dois elefantes no noroeste do Sri Lanka, quando um comboio carregado com galões de combustível atingiu uma manada na cidade de Minneriya, a cerca de 200 quilômetros da capital, Colombo.
O Parque Nacional Minneriya, que abriga a maior concentração mundial de elefantes asiáticos, é um importante destino turístico, conforme o site oficial do parque.