O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontrará nesta terça-feira (4) com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Embora a Casa Branca não tenha divulgado detalhes sobre a reunião, Netanyahu decidiu prolongar sua estadia em Washington até sábado (8).
Netanyahu será o primeiro líder estrangeiro a se reunir com Trump desde que o republicano reassumiu a presidência em 20 de janeiro. Antes de viajar, o premiê israelense afirmou que discutiria com Trump temas como “a derrota do Hamas, a libertação de todos os reféns e a luta contra o eixo iraniano em todas as suas frentes”.
Durante seu primeiro mandato, Trump declarou que Israel “nunca teve um amigo melhor na Casa Branca”.
Após os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023, seu antecessor, Joe Biden, demonstrou apoio total a Israel, mas, em algumas ocasiões, adotou um tom mais crítico devido ao alto número de vítimas civis na guerra em Gaza e à limitação da ajuda humanitária ao território palestino.
Já nos primeiros dias de seu novo governo, Trump adotou um discurso mais duro, sugerindo “limpar” Gaza e transferir os palestinos para locais “mais seguros”, como Egito ou Jordânia.
Ele também retomou o envio de bombas de 2.000 libras (quase 900 quilos) para Israel, cuja entrega havia sido suspensa por Biden, e revogou sanções financeiras contra colonos israelenses na Cisjordânia acusados de violência contra palestinos.