Na última semana, mais de uma dúzia de cartas com explosivos ou partes de animais foram enviadas a diplomatas ucranianos em todo o mundo. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, acusou a Rússia de estar por trás desses envios.
Quando questionado, Kuleba disse: “Talvez essa resposta ao terror seja a resposta russa ao horror diplomático que criamos para a Rússia na arena internacional, e é assim que eles tentam revidar enquanto estão perdendo as verdadeiras batalhas diplomáticas uma após a outra.”
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, enviou um comentário de uma única palavra em resposta à afirmação de Kuleba: “psicopata”.
As embaixadas de Kiev na Hungria, Holanda, Polônia, Croácia, Itália, Áustria e os consulados gerais em Nápoles e Cracóvia também receberam pacotes suspeitos, informou Oleh Nikolenko, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia.
“Estamos examinando o significado desta mensagem”, disse ele.
A Ucrânia colocou todas as suas estações diplomáticas no exterior sob segurança reforçada após a enorme quantidade de correspondência suspeita.