Na manhã desta sexta-feira (16/12), o maior aquário cilíndrico do mundo, que alojava cerca de 1.500 peixes exóticos, em Berlim, capital da Alemanha, estourou, derramando 1 milhão de litros de água e deixando duas pessoas feridas, na Avenida Bundesstrabe.
O aquário ficava em um complexo de lazer que abriga um hotel Radisson, um museu, lojas e restaurantes, bem como o que o complexo DomAquaree. Após o incidente, cerca de 100 socorristas foram para o local.
“Além dos inacreditáveis danos marítimos, duas pessoas ficaram feridas por estilhaços de vidro”, disse a polícia de Berlim, no Twitter.
Segundo o bombeiros locais, os socorristas não conseguiram acessar o andar térreo do prédio devido aos destroços. Cães de busca e resgate foram enviados ao local.
A causa da explosão ainda não está clara e uma investigação está sendo instaurada. Nem o corpo de bombeiros nem a polícia comentaram o destino dos peixes.
Cerca de 350 pessoas que estavam hospedadas no hotel do complexo foram instruídas a fazer as malas e deixar o prédio. Muitos contam que viram peixes mortos por toda parte. Alguns foram resgatados com vida e levados para um viveiro temporário.
O aquário passou por uma reforma em 2019, onde a estrutura foi fortalecida e toda a água foi trocada.
A empresa responsável pelo viveiro ainda não se manifestou após o incidente.
Os serviços de emergência fecharam uma estrada principal próxima ao complexo que leva da Alexanderplatz em direção ao Portão de Brandemburgo, devido ao grande volume de água que saiu do prédio.
Veja vídeo: