Uma série de drones tem sido observada no céu de Nova Jersey e em outras áreas da costa leste americana, incluindo Nova York, Pensilvânia, Maryland, Connecticut e Massachusetts. A situação tem gerado dúvidas entre os habitantes da região, uma vez que as autoridades não têm informações sobre a procedência dos objetos.
Os primeiros drones foram detectados em Nova Jersey, em meados de novembro, durante a noite. Nos dias seguintes, eles voltaram a surgir perto de áreas militares.
Depoimentos de cidadãos indicam que os drones teriam sobrevoado perto do campo de golfe do presidente eleito Donald Trump, localizado na cidade de Bedminster. Alguns dizem ter visto os equipamentos passando pelo bairro do Bronx em Nova York, porém, com a chegada das forças policiais, eles teriam se distanciado.
Na última quinta-feira (12), em uma declaração conjunta, o FBI e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, declararam que “não há evidências neste momento de que os avistamentos de drones relatados representem uma ameaça à segurança nacional, ou à segurança pública ou que tenham um vinculo estrangeiro”.
Durante uma entrevista coletiva, John Kirby, porta-voz do Departamento de Segurança, afirmou que as autoridades federais estão avaliando a situação em parceria com a polícia. No entanto, ele afirma que, mesmo que as agências não tenham detectado qualquer atividade suspeita, a origem permanece um mistério.
A ação de drones fez com que as autoridades restringissem o espaço aéreo sobre uma das bases mais críticas da Força Aérea dos Estados Unidos por quase quatro horas na sexta-feira (13) e no começo do sábado (14), conforme relatado por um porta-voz da base e um comunicado aos pilotos divulgado em um site do governo federal.
Confira o vídeo:
Fonte: CNN