Um incêndio devastador atingiu um prédio de quatro andares no norte da China, resultando em pelo menos 26 mortes e deixando dezenas de pessoas hospitalizadas nesta quinta-feira (16). O edifício pertence à empresa de carvão Yongju, localizada na cidade de Luliang, conforme informou o canal CCTV.
Apesar do rápido controle das chamas algumas horas depois, os trabalhos de resgate continuam, e uma investigação está em andamento para determinar a causa do incêndio. Um vídeo compartilhado na rede social Weibo mostra o impacto do fogo, com muitas pessoas gritando no estacionamento do prédio. O incidente ocorreu às 6h50 (horário local).
Na China, acidentes industriais frequentes são atribuídos à falta de normas rigorosas de segurança e à ausência de medidas para garantir o cumprimento das regras. Não houve manifestação oficial do Corpo de Bombeiros ou da Delegacia de Polícia até o momento, e as tentativas de contato com a empresa foram sem resposta.
O país já enfrentou incidentes trágicos, como o desabamento do teto de um ginásio escolar em julho, que resultou em 11 mortes, e uma explosão fatal em um restaurante no noroeste em junho, que vitimou 31 pessoas. Em abril, um incêndio em um hospital de Pequim causou a morte de 29 pessoas. Um dos acidentes mais marcantes foi a explosão em um depósito químico na cidade de Tianjin em 2015, onde 165 pessoas perderam a vida.
Fonte: Jovem Pan